Já faz um tempo que a palavra empreendedorismo ganhou destaque no discurso criativo. A mitologia empreendedora está em toda parte: nas frases motivacionais em perfis fluorescentes, nas ferramentas que prometem produtividade sem distrações, nos escritórios remotos ou em mentorias empresariais. O trabalho freelancer ganha um verniz otimista: flexibilidade, independência e liberdade de escolha fora das convenções da CLT. Mas o que pouca gente fala abertamente sobre a vida com um CNPJ é que ela nos coloca em um estado de atenção e ansiedade permanente: tudo é incerto, ninguém escapa.
Escrito pelo designer, artista e pesquisador italiano Silvio Lorusso, o livro Emprecariado — Todo mundo é empreendedor. Ninguém está a salvo. expõe as tensões do mundo do trabalho, da produtividade, da autonomia e do fracasso ao questionar o papel da criatividade nesse ambiente que mistura o entusiasmo da start-up e a ansiedade do precário. Lorusso argumenta que no “emprecariado” (junção das palavras “empreendedorismo” e “precariado”), designers e outros profissionais criativos são exigidos a “hackear a mente” o tempo todo para pensar positivamente enquanto lidam com incertezas e perseguem suas ambições. O autor argumenta que, ao buscar uma identidade profissional que se destaca das outras pessoas, corremos o risco de nunca formar um senso solidário do nosso ofício.
Por meio de análise de memes, cartazes e anúncios, o livro reflete sobre a estética da ansiedade produtiva: uma mistura da ideologia empreendedora com a precariedade nas relações de trabalho. O resultado: uma vida em beta permanente, com implicações às vezes trágicas.
Autor: Silvio Lorusso
Prefácio: Geert Lovink
Apresentação à edição brasileira: Tulio Custódio
Posfácio: Raffaele Alberto Ventura
Texto da quarta capa: Rafael Grohmann
Tradução: Eduardo Souza
11,5 x 19 cm
288 páginas
Brochura sem orelhas, acompanha cartela de adesivos
Clube do Livro do Design, 2023
ISBN 978-65-997850-2-3